quarta-feira, 11 de maio de 2011

Censo 2010: População brasileira está envelhecendo.

Essa é uma tendência das últimas três décadas no Brasil, mas o censo 2010 apresenta uma redução fortíssima na natalidade e que certamente seguirá nas próximas décadas. Isso nós estamos sempre comentando em nossas aulas. O IDH brasileiro tem aumentado e consequentemente o padrão de vida melhorou muito. Com a longevidade subindo já se foi aquele tempo em que os casais tinham que ter uma "penca" de filhos pra ver quantos "sobravam". Minha avó por exemplo teve 19. Destes morreram 5. Já minha mãe só teve 2 e eu ainda não tenho filhos. Eita! Eu sou a prova viva das estatísticas do IBGE rsrsrsrs!

Mas nem tudo são flores: Se por um lado o número reduzido de filhos demonstra que a mulher está trabalhando fora, estudando mais, utilizando e exigindo métodos contraceptivos, por outro lado, nos próximos 30 anos podemos ter aqui no Brasil a presença de um fantasma que assola a Europa já há algum tempo: a não renovação da população pressiona os gastos com previdência social, forçando a população ativa a trabalhar mais. Sem mão-de-obra disponível pode haver contratação de estrangeiros em alguns setores o que pode gerar problemas de preconceito (xenofobia).

Assistam essa reportagem do Jornal da Gazeta, o único que tem uma idosa como âncora. Infelizmente hoje o que vale é ter um rostinho bonito pra ser jornalista, o que nem sempre é sinônimo de qualidade. Abraço, meus caríssimos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário